PVCS e Dimensions CM

O PVCS (Polytron Version Control System) é um sistema de versionamento local criado pela Serena Software em 1985. Ele segue a abordagem de "bloqueio" de simultaneidade, ou seja, precisa de uma configuração para oferecer suporte a vários usuários que desejem editar um projeto simultaneamente. Nesse caso, o segundo agente cronológico, ou seja, segunda pessoa que entrar para editar o projeto, terá um ramo criado para ele, de modo que ambas as modificações apareçam como históricos paralelos para o mesmo arquivo.

Desenvolvido para pequenos times de desenvolvedores, o PVCS integra, além do sistema de controle de versão, acompanhamento de problemas e gerenciamento de erros.

O Dimensions CM (conhecido também como PVCS Dimensions), por sua vez, é um software preenchido com base no PVCS, porém foi desenvolvido pensando em equipes maiores. Foi criado em 1992 pela Serena e a Micro Focus.

Vantagens

Pensando em metodologias de desenvolvimento ágil, os idealizadores desenvolveram um sistema que conta com:
  • Revisão em tempo real: colaboração integrada enfatizando o trabalho em equipe entre desenvolvedores e engenheiros de software. Todos os membros da equipe ágil podem ver o código anotado, destacar as descobertas e participar de threads de discussões colaborativas;
  • Monitoramento do desenvolvimento ágil: planejamento e acompanhamento constantes de atividades de desenvolvimento para abordar problemas mais rapidamente e remover ineficiências. O Dimensions CM ajuda as equipes de entrega a monitorar e a gerenciar ambientes ágeis;
  • Solicitações priorizadas de desenvolvimento ágil: o Dimensions CM ajuda a organizar e priorizar solicitações de desenvolvimento em backlogs especificados. A equipe pode atribuir solicitações a uma iteração ou sprint de desenvolvimento, além de ver e gerenciar o status em uma parede de cartões interativa;
  • Análise de mudanças de código e histórico: a exibição de anotação no Dimensions CM facilita a análise de alteração de código até a linha específica, indicando quem fez as alterações e se elas foram acionadas por uma solicitação ou item de trabalho.

Estudo de caso

A SPTS Technologies é uma empresa que desenvolve e mantém um conjunto de software sofisticado para uma arquitetura Windows baseada em um PC central, comunicando-se com seus produtos por meio de várias controladoras.

Com o incremento dos negócios da SPTS, também cresceu o desenvolvimento de software para suportar sua linha de produtos, variando de um desenvolvimento amplamente linear a um desenvolvimento paralelo e simultâneo significativo. Com mais variantes e mais clientes, o desenvolvimento começou a ter dificuldades com o gerenciamento de uma estrutura complexa de várias ramificações e o monitoramento das diversas alterações nessas ramificações ou entre elas, tornando-se cada vez mais demorado e sujeito a erros.

Com aplicativos da SPTS englobando 10.000 arquivos ou mais, coordenar e monitorar as mudanças no desenvolvimento em várias ramificações se tornou cada vez mais complexo, causando um impacto negativo na qualidade e na oportunidade da entrega dos lançamentos. Os desenvolvedores gastavam cada vez mais tempo no monitoramento e na coordenação das mudanças entre as ramificações, com um tempo de resposta mais lento das operações de desenvolvimento comum, como a aplicação de uma etiqueta de código ou trazer o conteúdo correto da ramificação para uma área de trabalho.

A equipe de implementação da SPTS viu no Dimensions CM uma possível solução para seus problemas; por meio de um utilitário de migração que preservou todo o histórico, as equipes de desenvolvimento da SPTS trabalharam rapidamente, mantendo os lançamentos dos aplicativos existentes e aperfeiçoando ou desenvolvendo lançamentos de novos aplicativos.

Com o novo ambiente de desenvolvimento colaborativo, a SPTS eliminou a complexidade desnecessária do desenvolvimento paralelo e simultâneo e simplificou as tarefas e atividades de desenvolvimento diárias.

Referências

https://www.microfocus.com/pt-br/products/dimensions-cm/overview
https://www.microfocus.com/pt-br/success/stories/spts-technologies/
https://en.wikipedia.org/wiki/Dimensions_CM



Comentários

Postagens mais visitadas