Mais de 80% das contribuições do repositório do GitHub vêm de fora dos EUA





O relatório anual Octoverse do GiHub, mostra que mais de 80% das contribuições do repositório agora vêm de fora dos EUA. Em 2018 cerca  de 44 milhões de repositórios foram feitos. O GitHub ultrapassou o marco de 100 milhões de repositórios em novembro de 2018.
 
O JavaScript continua sendo a linguagem mais popular usada pelos desenvolvedores no GitHub. Além disso, pela primeira vez na história do GitHub, o Python venceu o Java para ser reconhecido como a segunda linguagem de programação mais usada.


Figura1.As linguagens de programação mais populares.

Dart, a linguagem de programação do kit de ferramentas de interface do usuário do Google chamado Flutter, é a linguagem que mais cresce, seguida por Rust, HCL, Kotlin e TypeScript.

Os países africanos lideram o crescimento percentual nos repositórios de código aberto, sendo o crescimento mais alto na Nigéria, Quênia, Tunísia e Marrocos. Em toda a África, as contribuições aumentaram em 40%, mais do que em qualquer outro continente. No entanto, as maiores contribuições gerais do repositório vieram da Ásia, Europa e América do Norte.


Figura2. A Nigéria lidera o crescimento nos repositórios de código aberto.


Além disso, o relatório descobriu que 760.000 desenvolvedores estão aprendendo a codificar no GitHub Student Developer Pack.
Por sim, o relatório Octoverse 2019 foi lançado antes do GitHub Universe, a reunião anual da comunidade da empresa, onde novas ferramentas de desenvolvedor devem ser anunciadas.
Referência:
https://venturebeat.com/2019/11/06/github-over-80-of-repository-contributions-come-from-outside-united-states/

Comentários

Postagens mais visitadas